Você sabia que existem alimentos tóxicos para o seu pet?

Você sabia que existem alimentos tóxicos para o seu pet?

Apesar de serem considerados ricos para a dieta humana, alguns alimentos fazem mal e podem até ser tóxicos para a saúde do seu animal; confira alguns deles

Há alguns anos, os pets já se tornaram muito mais do que apenas animais de estimação. Eles são considerados parte da família e presenciam quase que a rotina total dos lares.

Esse dia a dia, muitas vezes inclui dar um alimento ou outro, sem restrição, quando já estamos ali nos alimentando e eles vem com aqueles olhinhos pedindo um pedaço. Difícil negar, não é mesmo?

Pois é, mas você sabia que existem alimentos extremamente ricos para a nossa dieta que fazem mal para os animais?

Separamos uma lista de alguns deles para você ficar atento e evitar que seu pet seja contaminado acidentalmente. Confira:

  1. Abacate

Você aí que pensava que as frutas eram inofensivas para os cães e gatos está muito enganado. O abacate, por exemplo, é perigoso por diversos motivos: 

- A casca pode envenenar o animal dependendo da quantidade ingerida;

- A quantidade alta de gordura presente na fruta por causar náuses, vômitos, dores de estômago e em situações mais graves até pancreatite;

- O caroço pode sufocá-lo ou provocar bloquei intestinal.

  1. Uva

Mais uma fruta que é sucesso entre os humanos, mas uma vilã para os pets. A uva, tanto in natura quanto uva-passa, pode causar insuficiência renal e hepática, vômito, diarreia ou até levá-los a óbito. E quando falamos de uva, nos referimos inclusive ao suco.

  1. Laranja

Apesar de extremamente nutritiva para nós, a laranja possui algumas propriedades que podem prejudicar o trato digestivo dos animais. Sua acidez e excesso de açúcar causam desconfortos estomacais.

  1. Alho e cebola

Esses dois você talvez já soubesse, mas é importante ficar atento a eles inclusive nos preparos de outros alimentos, como arroz. Eles podem causar anemia, além de danos aos glóbulos vermelhos e aos rins do pet. E o grande problema deles é que os sintomas aparecem somente dias após a ingestão, portanto, você pode achar que está tudo bem, quando na verdade seu animal está intoxicado.

  1. Chocolate

O chocolate já é do conhecimento da maioria das pessoas, mas nós não poderíamos esquecer de incluí-lo aqui, já que seu amiguinho sempre faz cara de “pidão” quando você está se lambuzando em um, não é verdade? O problema do chocolate é que a cafeína e teobromina presentes nele podem ser letais, e os sintomas começam com náuseas, vômitos e até aumento da frequência respiratória.

Por mais tentador que seja não compartilhar seu chocolate com seu cão ou gato, resista! Pelo bem dele.

  1. Álcool

Você já deve ter presenciado alguém brincando de dar cerveja, vinho ou qualquer outra bebida alcoólica para um animal, mas a verdade é que isso não graça nenhuma. O álcool presente nessas bebidas pode causar depressão dos sistemas nervoso central e respiratório dos animais e, em casos mais graves, diminuir a frequência respiratória ou até levar a uma parada cardíaca.

  1. Leite

O leite e os lacticínios em geral, apesar de não serem necessariamente tóxicos, também não são indicados como consumo habitual de cães e gatos. Isso porque, o alto teor de gordura presente neles pode provocar gases e diarreia. Se seu animal foi mais sensível a esses sintomas, a situação pode ser até mais duradoura e incômoda. Por isso, se quiser dar leite, queijo ou iogurte para o seu pet, faça com moderação, em pequenas quantidades.

Esses são apenas alguns exemplos de alimentos que está muito presente no nosso dia a dia, mas que merece nossa atenção.

O correto é sempre procurar um profissional para avaliar a melhor dieta para o seu animalzinho e, quando tiver dúvida sobre o que é permitido ou não, entrar em contato com ele para se certificar.

Lembre-se que a saúde dos animais depende 100% de nós já que eles não conseguem falar ou se queixar de dores e descontos. Por isso, esteja sempre atento a qualquer sinal de incômodo que seu pet apresentar e procure um médico imediatamente.

Gostou desse conteúdo? Sabe de algum alimento que é muito arriscado para os animais e poderia estar nessa lista? Comente aqui embaixo para espalharmos essa informação importante para todos os donos de pets.

E não se esqueça de acompanhar nossas redes sociais para ver mais novidades.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *