Muitas pessoas subestimam a importância da higiene bucal pois acreditam que ela exerça pouco ou nenhum impacto no bem-estar físico, mas isso não é verdade
Você viu a mensagem assim que entrou no nosso site: “Pensar primeiro na vida. É isso que importa”. Porque, aqui, nossa prioridade é o bem-estar das pessoas. Queremos que elas possam aproveitar a vida com saúde e longevidade.
E para que isso aconteça, acreditamos que é importante compartilhar conhecimento a respeito da saúde, de bons hábitos e de tudo aquilo que possa contribuir para aumentar a qualidade de vida dos associados da Bom Jesus.
Já que estamos falando em bem-estar, chegou a hora de dar atenção à saúde bucal. Você sabia que a saúde da sua boca está diretamente relacionada a problemas do coração e doenças degenerativas como Alzheimer e Parkinson? Pois é, a coisa é mais séria do que pensávamos.
Como o cuidado bucal afeta o restante do corpo?
A falta de higiene bucal afeta o corpo de diversas formas. Mas vamos partir de seus efeitos no cérebro. Tudo começa com as doenças periodontais, que causam a inflamação dos tecidos bucais – como a gengiva e o cemento, ligação periodontal ao osso. Essa inflamação é causada por uma bactéria chamada Porphyromonas gingivalis, que faz com que uma proteína de enzimas tóxicas, a beta-amilode, se acumule no cérebro. Essa proteína pode ser extremamente prejudicial ao cérebro.
Pesquisadores encontraram uma forte relação entre o acúmulo da beta-amilode e o declínio cognitivo. Esse excesso, quando mantido por períodos superiores a 6 meses, mostrou que pacientes que já possuíam Alzheimer tiveram as funções cognitivas pioradas em comparação com pacientes que tinham a doença, mas não apresentavam o acúmulo de proteína causada pela má higiene bucal.
Infelizmente, doenças degenerativas como essa não são o único mal causado pela falta de cuidado com a higiene da boca.
Doenças do coração
Aqui, a saúde bucal precária pode atingir e trazer más consequências até mesmo para pessoas que estão fora do grupo de risco para desenvolver Alzheimer. Bactérias vindas de doenças periodontais, como a gengivite, podem causar complicações como endocardite, artérias entupidas e até mesmo Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Isso acontece porque, com o tempo, as bactérias da boca chegam a diferentes lugares do corpo através da corrente sanguínea. Ao chegar ao coração, alojam-se nas válvulas, causando inflamações e as doenças já citadas.
Esse é um problema tão recorrente que, para se ter uma ideia, cerca de 45% das doenças cardíacas estão relacionados à má higiene bucal. Só no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, cerca de 300 mil pessoas morrem por ano devido a problemas do coração.
Ao analisar esses números, podemos perceber que quase 150 mil pessoas perdem a vida anualmente devido à saúde bucal precária.
Com isso em mente, nós, da Bom Jesus, criamos parcerias estratégicas com setores da saúde para que você possa usufruir da prevenção e tratamento de complicações que possam afetar o seu coração.
Para saber mais, ligue para (16) 3333-6336 ou entre em contato através da nossa página no Facebook.