Cremação: o que fazer com as cinzas?

Cremação: o que fazer com as cinzas?

Embora a cremação venha se tornando cada vez mais popular, ainda existem muitas dúvidas a seu respeito, inclusive quando se trata do destino das cinzas

Independente de nossas escolhas pessoais, é inegável que a cremação é um processo que traz muitos benefícios, tanto para a família quanto para o meio ambiente.

Com esse procedimento, não há poluição nem contaminação do solo ou ar, ao contrário do enterro tradicional, que, em muitos lugares, já causa problemas sanitários.

Outro fator que vem impulsionando a busca e escolha por essa alternativa é a sua acessibilidade cada vez maior. Com o aumento da demanda, a tecnologia e estrutura necessária para o procedimento acabou se popularizando e tornando o acesso mais barato para a população. Prova disso é um aumento de 35% da opção pelo serviço em 2018, comparado ao mesmo período do ano anterior.

Partindo do lado familiar e emocional, também podemos dizer que a cremação tem o potencial de tornar o luto um processo menos difícil, já que através dela existe uma ligação duradoura com a pessoa que partiu – no caso, através da própria urna com as cinzas do falecido.

As cinzas são uma forma de vínculo afetivo que permanece com a família, uma maneira de guardar boas lembranças e manter vivos os sentimentos importantes.

Ainda assim, existem outras escolhas para o destino das cinzas do falecido, seja da própria pessoa que partiu, de um familiar ou de alguém próximo.

Essas opções também podem deixar as pessoas com dúvidas sobre o que de fato deve ser feito com as cinzas.

Por isso, vamos falar de alguns destinos para elas que são boas formas de homenagear uma pessoa ou simplesmente tê-la como uma eterna lembrança.

Tornar parte da natureza

Plantar as cinzas talvez seja uma das maneiras mais comuns e bonitas para destinar as cinzas de um falecido.

O procedimento é simples e basicamente consiste em juntá-las a uma muda de árvore – que geralmente vai de escolha da pessoa ou do próprio falecido – e plantá-la em um lugar já pré-determinado.

É comum que sejam escolhidas mudas de árvores grandes ou frutíferas para serem plantadas junto com as cinzas, geralmente em regiões relativamente afastadas, mas que ainda sejam fáceis de visitar.

A escolha também tem o significado de continuar o ciclo da vida, em que nada se perde e tudo é reaproveitado, renovado.

Além de ser uma bela homenagem, a “materialização da vida” de uma outra forma é o que ajuda a manter laços duradouros e a superar o sentimento de perda.

Ao redor do mundo para sempre

Outra escolha que costuma ser o desejo de muitas pessoas são as cinzas jogadas em alto-mar. 

Assim como a plantação de uma árvore, essa também seria uma maneira de dar continuidade à vida, além de se manter em constante movimento como parte do oceano.

Cinzas jogadas ao mar em um funeral militar a bordo do USS Enterprise, nos EUA.

Nesse caso, também não há impacto ambiental, já que as cinzas são hidrossolúveis, e, caso seja de desejo da família e/ou do falecido de jogar a urna junto, também é possível solicitar a fabricação de um material biodegradável.

É claro que não são todos que podem se aventurar em alto-mar para fazer essa despedida e homenagem, por isso, existem empresas especializadas nesse serviço, que realizam o procedimento, filmam o momento e entregam um comprovante com a localização de onde as cinzas foram jogadas.

Sempre ao seu lado

Ao invés de reintegrar as cinzas à natureza, também existe a opção de mantê-las sempre perto de você, em objetos de uso diário, como colares especiais, por exemplo.

Nesse caso, uma pequena quantidade das cinzas é armazenada, enquanto o restante se mantém na urna tradicional ou pode ser utilizado em uma das opções acima, por exemplo.

Esses objetos também são conhecidos como medalhões, e não necessariamente precisam ser utilizados em volta do pescoço, mas servem como uma forma prática de levar as lembranças sempre com você em qualquer lugar.

Manter a tradicional urna em casa

Apesar de existirem, as opções acima não são obrigatórias ou tão comuns, e também não são mais populares do que a tradição de deixar a urna com as cinzas em casa, onde, de certa forma, a pessoa se mantém parte da família enquanto ela representa boas e eternas lembranças que poderão ser passadas de geração em geração.

Hoje em dia, já existe uma variedade enorme de modelos para você escolher a que melhor representa seu ente querido, ou que mais combina com a decoração, o ambiente em que permanecerá. Essa é uma forma de suavizar o seu luto e fazer você se sentir acolhido.

Se quiser conhecer os modelos que temos disponíveis, saber mais a respeito da cremação, seu funcionamento e valores, ligue para (16) 3346-4006 e descubra o plano ideal para você.


Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *