A chance de fazer melhor em um novo ano depende exclusivamente de nós
Para o anseio e alegria de muitos, 2020 finalmente está chegando ao seu fim. Depois de um período atípico e uma pandemia que mudou a vida das pessoas no mundo todo, não é de se estranhar que estejamos contando as horas para dar fim a esse calendário e virar a folhinha com a esperança de um ano melhor.
É claro que planos e expectativas de que o ano que está por vir seja melhor são muito importantes, afinal, esse otimismo também faz parte da nossa saúde e nos ajuda a enfrentar os desafios pela frente.
Contudo, se realmente queremos uma mudança que vá além de virar a página do calendário para o próximo mês, é preciso organizar os preparativos da sua própria rotina para transformar seu 2021.
Sabemos que os acontecimentos deste ano fugiram de qualquer influência que pudéssemos ter, mas, com os ensinamentos que pudemos tirar desses momentos, certamente faremos um ano novo muito mais otimista e promissor!
Espere o melhor, mas com moderação
Expectativas podem ser controversas, mas, no geral, elas são boas e nos ajudam a não desistir quando os problemas aparecem – isso quando sabemos dosá-las.
Segundo as psicólogas Gislaine Zacarias e Letícia Aparecida, em entrevista ao jornal ACidadeON, o período inicial de um novo ano tende a ser a maior preocupação para o psicológico, podendo até mesmo desencadear casos de ansiedade, estresse, frustração e depressão, que podem se alongar por longos períodos.
Gislaine Zacarias ainda comenta:
"Pensar em algo novo sempre nos causa insegurança, incerteza assim também acontece com início de novos ciclos, pois há o receio de enfrentar os novos e velhos desafios ou frequentemente sofremos por antecedência. Sendo assim, é essencial tentar desapegar de eventos que ainda não ocorreram e focar no aqui e agora".
Dessa forma, o essencial para começar um ano com o pé direito é ter maior controle das emoções e, principalmente, daquilo que se espera, sem deixar que sentimentos negativos te dominem e nem que as expectativas superem a realidade.
Estabeleça metas tangíveis
Moderar as expectativas não significa que você não deva sonhar e trabalhar metas para alcançar esses objetivos.
Na verdade, ir devagar com as expectativas pode até fazer com que você consiga concluir ainda mais metas.
Isso porque, de uma maneira geral, elas serão muito mais tangíveis e possíveis de serem atingidas.
Elas podem até ser menores do que grandes planos, mas atingi-las certamente fará com que você se mantenha motivado para continuar trabalhando para realizá-las.
E lembre-se que, por menores que pareçam, de grão em grão a galinha enche o papo.
O primeiro passo é simples: basta fazer uma lista das novas intenções para o próximo ano. Lembre-se de que, para ter maior chance de sucesso, as melhores metas a serem estabelecidas são SMART (sigla em inglês para simples, mensuráveis, atingíveis, relevantes e baseadas no tempo).
Essa fórmula é aplicável para definir todos os tipos de objetivos, seja melhorar suas habilidades no idioma, melhorar habilidades para sua carreira ou atingir seu peso ideal, por exemplo.
É um método já muito bem conhecido, criado por George Doran, em 1991, quando escreveu o artigo “There’s a S.M.A.R.T. Way to Write Management’s Goals and Objectives” – Há um caminho inteligente para escrever os objetivos e metas da administração, em tradução livre.
Originalmente, a ideia visava ajudar apenas empresas com problemas de administração. No entanto, Doran viu sua fórmula realmente ser aplicada nos negócios e elevou o conceito para ser praticado na vida pessoal.
Basicamente, o método funciona elencando metas e desejos de acordo sua prioridade e disponibilidade.
Vale a pena conferir um pouco mais a respeito e, quem sabe, incluir essa fórmula na sua rotina.
Agora, é hora de começar a colocar tudo isso em prática, acalmar a mente e buscar novas conquistas no ano que vem. A Funerária Bom Jesus deseja a todos boas festas e um 2021 repleto de alegria e boas notícias!