Adotar hábitos alimentares melhores e mais saudáveis é a chave para a longevidade; veja como a Funerária Bom Jesus pode te ajudar
Que bons hábitos alimentares trazem melhor qualidade de vida, prevenindo doenças e aumentando nossas condições físicas e mentais, todo mundo já sabe. Porém, o que poucos sabem é que uma rotina alimentar adequada depende de muitos fatores. Nossa diversidade genética é muito grande, o que leva diferentes pessoas a terem diferentes tipos de “boa alimentação”.
É de senso comum acreditar que uma dieta rica em vegetais e frutas é boa para a saúde, e que a ingestão de sucos naturais é igualmente benéfica. Porém, é preciso ir além. Diferentes pessoas precisam saber o como e quanto consumir de vegetais e frutas em suas dietas, bem como se estão aptas a tomar sucos e outras bebidas e alimentos que consideram saudáveis.
Portanto, podemos dizer que a consulta a um profissional da área da nutrição não está atrelada – ou ainda indicada – somente a jovens que praticam atividades físicas e querem manter o corpo em forma. Pessoas de todas as idades (inclusive idosos) devem estar em dia com a nutrição adequada. Especialmente para os mais velhos, a alimentação é um fator fundamental do dia a dia.
É por isso que aqui vamos falar de alguns cuidados e explicar porque esse público deve procurar um nutrólogo ou nutricionista. Confira:
A manutenção do cérebro é crucial na terceira idade
Calma, não vamos falar das tão temidas doenças como Alzheimer e Parkinson – ainda que a alimentação esteja diretamente relacionada a elas. Acontece que, após os 60 anos, um dos primeiros e principais órgãos a sentir o impacto da idade é o cérebro. Esse órgão consome sozinho 20% da energia de todo o corpo. Nutri-lo com antioxidantes, ácido graxo (ômega 3), ácido fólico e outras vitaminas é fundamental para a manutenção do seu bom funcionamento, como a memória, cognição e até mesmo a prevenção de doenças degenerativas.
Segundo o neurologista americano David Perlmutter, autor de “A Dieta da Mente para a Vida”, alimentos inflamatórios como açúcar e farinha causam mau funcionamento das células (especialmente no cérebro) e até mesmo a sua destruição. Interessante, não é mesmo? Porém, lembre-se: quem irá direcionar a alimentação de forma correta e levar esse e outros fatores em consideração não será um neurologista, mas sim um nutrólogo ou nutricionista!
As dietas podem ser mais simples do que você imagina
Muitas pessoas se autossabotam quando têm vontade de se consultar com um profissional da nutrição, mas desistem logo em seguida, pois acreditam que não terão a disciplina necessária para seguir a dieta sugerida.
O fato é que se você não tem problemas de saúde específicos que requerem uma alimentação especial, muitas vezes, a dieta montada pelo profissional possui alimentos de fácil acesso e que podem ser preparados rapidamente.
Dietas restritivas não são a chave para uma alimentação saudável – salvo exceções –, como explica Sophie Dera, nutricionista e PhD em endocrinologia: “o ideal é comer de tudo”.
É claro que no “tudo” a que ela se refere está a vasta gama de alimentos saudáveis que um profissional seleciona para a sua dieta. Mais um motivo para você se livrar desse bloqueio mental e começar a se alimentar do jeito certo!
O ideal é comer uma variedade de alimentos
O Acesso a esses profissionais fica mais fácil com a Bom Jesus
Outro ponto que geralmente impede muitas pessoas de se consultarem com esses profissionais é a questão financeira. É comum encontrar o estereótipo que as consultas e os alimentos recomendados consomem grande parte da renda. Porém, como dissemos acima, a grande maioria das dietas são mais simples e fáceis de serem consumidas do que a maioria das pessoas acredita.
E quando falamos em consulta, é aí que o Plano Bom Jesus entra em ação. Com ele, você obtém descontos em nutricionistas, nutrólogos e muitos outros profissionais da saúde.
Além disso, você pode utilizar desses descontos com mais nove pessoas no mesmo plano. Basicamente, o Plano Bom Jesus facilita a sua vida e permite que você utilize de serviços essenciais à sua saúde e a da sua família.
Quer saber como funciona? Envie uma mensagem na nossa página do Facebook ou ligue (16) 3333-6336 .